domingo, 2 de fevereiro de 2014

Geleia de Abacaxi com Pimenta

Geleia de Abacaxi com Pimenta

por: Patty Martins

Hum eu gosto demais de geleia (agora é sem acento, hein gente, não me crucifiquem) e a de pimenta é uma das minhas preferidas. Sempre tenho um potinho na minha geladeira.
Resolvi fazer uma versão da Geleia de Pimenta aqui em casa e ficou divina. A base dela pode ser maçã ou abacaxi, fiz a minha de abacaxi. Ela é ardida na medida certa.
Gosto muito de fazer petiscos com geleia de pimenta, mas fico com água na boca mesmo, é quando coloco na carne assada, aí só Jesus na causa.
Veja como eu fiz:

Geleia de Abacaxi com Pimenta

Geléia de abacaxi com pimenta Geleia de Abacaxi com Pimenta
Ingredientes
 
1 abacaxi descascado e picado
3 pimentas dedo de moça picadas
1 copo de água
Para cada litro desta mistura use 500 g de açúcar (usei 500 g neste caso)
 
Modo de Preparo
 
Coloque no liquidificador o abacaxi, as pimentas e a água, bata bem. Depois despeje em uma panela e acrescente o açúcar. Antes de despejar o abacaxi batido na panela, veja a quantidade que deu, você pode ver isto no próprio copo do liquidificador que vem marcado com quantidades. Então para cada 1.000 ml do líquido, acrescente 500 g de açúcar.
Agora leve a panela ao fogo mexendo sempre.
A geleia vai estar no ponto quando engrossar. Lave e seque muito bem um vidro com tampa, coloque nele a geleia ainda quente e depois de frio conserve na geladeira.
Dica:
  • O segredo para a geleia ficar bem translúcida é, à medida que for formando espuma, você com o auxílio de uma colher ir tirando e jogando fora, como na foto 5.


pixel Geleia de Abacaxi com Pimenta

Creme de Manga Com Limão

Creme de Manga Com Limão

por: Patty Martins

Creme de Manga com Limão Creme de Manga Com Limão
Como está neste fim de semana prolongado? Foi para a praia ou viajou? Eu não. Fiquei em casa. Com preguiça.
Mas, fiz uma coisa bem gostosa para a sobremesa, Creme de Manga Com Limão. É um creme refrescante e muito rápido de ser feito. Se você quiser fazer uma sobremesa bem rápida, faça esta.

Creme de Manga Com Limão
Ingredientes
 
2 mangas
Suco de um limão
1 colher (de chá) de raspas de limão (veja aqui como fazer raspas de limão)
1 lata de leite condensado
1 caixa (de 200 g) de creme de leite
 
Modo de Preparar
 
Coloque os pedaços da manga no liquidificador com o suco de limão, o leite condensado e o creme de leite. Bata bem. Se você estiver usando uma manga sem fiapo continue a receita. Se você usar qualquer outra manga, passe pela peneira (eu passei). Só agora coloque as raspas de limão, misture bem e leve para gelar. Sirva geladinho (20 minutos no freezer ou 2 horas na geladeira). Se quiser polvilhe raspas de limão por cima para enfeitar.
 
Dicas:
  • Use manga bem madura.
  • Pode usar uma lata de creme de leite e não precisa tirar o soro
pixel Creme de Manga Com Limão

Receita de Ice Coffee (Café Gelado)

Receita de Ice Coffee (Café Gelado)

por: Patty Martins

Ice coffee Receita de Ice Coffee (Café Gelado)
Tô viciada. Ponto.
Esta é mais uma das minhas manias neste verão. Depois do Frozen Yogurt, esse Café Gelado tem sido minha companhia constante nas tardes quentes de verão.
Facinho, facinho e refrescante por demais.
Minha mãe deve estar dizendo quem te viu, quem te vê, por que nunca fui chegada em café, mas isto tem mudado de uns tempos para cá. Ainda bem, pois tem cada coisa boa, feita de café. Acho que o paladar da gente vai se acostumando, né?
Fiz uma porção individual do Ice Coffee, mas pode dobrar, triplicar, etc… a quantidade dos ingredientes. Veja como eu fiz:

Ice Coffee – Café Gelado

Ingredientes
 
1 copo de leite gelado (pode usar o desnatado)
1 colher (de café) de café solúvel
1/2 copo cheio de cubos de gelo (use um copo alto)
1 colher (de sopa) e 1/2 de leite em pó instantâneo (bem cheia)
Adoçante a gosto (ou use 1 colher de sobremesa de açúcar)
 
Modo de Preparo
 
Dissolva o café solúvel em um pouquinho de água em temperatura ambiente, misture o leite em pó. Depois vá acrescentando o leite gelado. Adoce com açúcar ou adoçante, deixe bem docinho. Coloque em um copo alto com os cubos de gelo.
Eu fico tomando com um canudo enquanto trabalho. Aff, é bom demais!
 
Observação: Ele é bem docinho mesmo, senão perde o gosto muito rápido quando o gelo vai derretendo.
Dica:
  1. Se for fazer uma quantidade maior, use o liquidificador. Coloque todos os ingredientes no liquidificador, exceto o gelo, bata bem e despeje em copos cheios de gelos.
pixel Receita de Ice Coffee (Café Gelado)

Bolo Gelado

Bolo Gelado

por: Patty Martins

Bolo Gelado 7 Bolo Gelado
Esse Bolo Gelado é figurinha fácil aqui em casa. Sempre faço. Já fiz até para aniversário. Sabe quando a gente faz esse bolo, embrulha em papel alumínio e coloca dentro de uma caixa decorada para servir em aniversário de criança. Eu já fiz. Tem gente que acha tosco, eu não acho. Toda criança gosta muito desse bolo. É muito prático fazer ele para aniversário, dá para você fazer com uns dias de antecedência e na hora de servir já está cortadinho.
Mas, apesar dessa introdução toda tenho que falar para vocês, que dessa vez não fui eu quem fez. Foi minha filha. Ela fez para comermos como sobremesa no fim de semana. Essa também é uma boa dica. Faça de sobremesa, deixe na geladeira e coma durante o fim de semana. Se quiser servir de forma mais bonitinha do que enrolado em papel alumínio, é só tirar do papel, colocar em um prato e fazer uma frescurinha no prato com alguma calda, pode ser a calda de chocolate que já fiz aqui ou qualquer outra. Você vai ser aplaudido de pé, é divino. Super fofinho, molhadinho e gelado na medida certa.

Bolo Gelado

Ingredientes

3/4 de xícara (de chá) de manteiga
4 gemas de ovos
2 xícaras (de chá) de açúcar
2 e ½ xícaras (de chá) de farinha de trigo
½ xícara (de chá) de leite
1 vidro de leite de coco pequeno (o de 200 ml)
4 claras em neve
1 colher (sopa) de fermento em pó

Para molhar o bolo

1 xícara (de chá) de leite
1 lata de leite condensado
1 pacote de coco ralado (pacote de 100 g)

Para embalar
Papel alumínio

Modo de Preparo

Preaqueça o forno em 180°C (forno médio).
Bata na batedeira o açúcar com a manteiga até ficar fofo. Depois vá acrescentando as gemas uma a uma. Bata até ficar esbranquiçado. Desligue a batedeira e agregue a farinha de trigo intercalando com o leite e o leite de coco. Volte para a batedeira e bata levemente. Tire da batedeira e agregue levemente as claras em neve. Mexendo de baixo para cima. Depois coloque o fermento e novamente mexa delicadamente. Coloque em uma forma retangular untada e polvilhada. Leve ao forno por mais ou menos 30 minutos ou até você enfiar um palito e ele sair limpo.

Prepare a calda

Misture o leite condensado, o leite e o coco ralado.

Montagem

Fure todo o bolo com um palito enquanto ele ainda estiver quente e já corte em pedaços (mas não tire da forma). Molhe com a calda. Espalhe por todo o bolo de maneira uniforme (se quiser mais úmido acrescente mais leite). Deixe esfriar. Depois retire da assadeira e coloque em uma recipiente com tampa e leve à geladeira.
Se preferir (eu acho que conserva mais) enrole em papel alumínio. Corte pedaços quadrados de papel alumínio e enrole cada pedaço de bolo separadamente. Leve para gelar por no mínimo 4 horas, mas fica mais gostoso se você deixar para comer no dia seguinte.
Dica:
  • Dá de 15 a 20 pedaços, vai depender do tamanho que você cortar.
  • Prefira deixar na geladeira de um dia para o outro, fica bem mais gostoso.
  • Se quiser pode usar o coco fresco, mas ele não dura tanto quanto com o coco em pacote.
pixel Bolo Gelado

Carne Festiva com Farofa de Frutas

Carne Festiva com Farofa de Frutas

por: Patty Martins

 

Carne Festiva com Farofa de Frutas

Carne Festiva c Farofa de frutas Carne Festiva com Farofa de Frutas
Ingredientes

Carne

1 lombo ou lagarto de 1,5 kg ou 2 kg (fiz com lagarto)
1 cebola pequena ralada
3 dentes de alho amassados
1 colher (de sopa) de tempero caseiro (opcional)
1/2 copo de vinho branco
Suco de 2 laranjas
1/2 xícara (de chá) de água
Sal a gosto
2 colheres (de sopa) de óleo

Farofa

1 cebola pequena ralada
2 colheres (de sopa) de manteiga
2 xícaras (de chá) de farinha de mandioca
1/2 xícara (de chá) de azeitonas verdes picadas
1/2 xícara (de chá) de castanha de caju picadas
1/2 xícara (de chá) de uvas passas escura e sem semente
1/2 xícara (de chá) de pêssegos em calda escorridos e picados
Sal a gosto

Modo de Preparo

Carne
 – Limpe a carne e com a ajuda de uma faca retire o miolo, de uma maneira que fique um buraco no meio da carne. Coloque a carne dentro de um saco plástico limpo (pode ser daqueles próprios para congelamento). Dentro do saco você vai colocar também a cebola, o alho, o tempero caseiro, o sal e o vinho. Feche o saco e deixe de um dia para o outro na geladeira.

Farofa
 - Frite a cebola na manteiga até dourar, acrescente as passas, as azeitonas, a castanha e os pêssegos. Acerte o sal. Acrescente a farinha de mandioca e mexa delicadamente.

Montagem
– Retire a carne do saco plástico e preencha o buraco que você fez na carne com a farofa. Coloque o óleo em uma panela de pressão e doure a carne de todos os lados. Agora acrescente o tempero que ficou no saco, o suco das laranjas e a água, acerte o sal e deixe cozinhar na pressão até ficar macia, cerca de 30 minutos.
Depois de macia, corte a carne em fatias e arrume em uma travessa. Enfeite com a farofa restante e fatias de pêssego.
Deixe o molho que ficou na panela, apurar mais um pouco e sirva em uma molheira.

 
Pulo do Gato
 – Quando for rechear a carne com a farofa, o segredo é não encher até a boca, pois a farinha de mandioca incha e pode transbordar.

Observação:

 Quando tiver que mexer a carne enquanto estiver na panela, faça isto com cuidado e delicadeza para que a farofa do recheio não derrame.
pixel Carne Festiva com Farofa de Frutas